Automação de operações nas empresas de crédito

Amanda DAfonseca • 6 de novembro de 2020

Sem esquecer da importância dos fatores humanos, a automação de operações pode facilitar a tomada de decisões, agilizar processos e ajudar as empresas a serem mais dinâmicas.

Uma análise de operação feita de forma detalhada despende tempo na busca de dados em diversas fontes, sendo esta uma prática necessária e assídua do mercado de crédito. A tecnologia, através de Big Data e Inteligência Artificial, permite que através da automação, vários processos, nos mais diversos mercados, sejam feitos de forma automatizada por meio de cruzamento de centenas de dados em poucos segundos. Isso, por exemplo, seria humanamente impossível, em relação ao tempo e a quantia de dados.

No mercado de concessão de crédito, o cenário não é distinto. Automatizar operações é usufruir dos ganhos da
tecnologia para escalar processos, ou seja, reduzir tempo de análise e aprovação de operações de crédito aumentando eficiência.
Um exemplo de ganho que é possível citar com relação a automatização, é a análise de 100% das operações, o que é muitas vezes impossível em um processo de análise “manual”, no caso de operações muito grandes e com vários títulos.

Ou seja, sem um processo de automatização, o fator tempo impacta no processo das análises, que muitas vezes acabam sendo feitas por amostragem. A automação exclui a amostragem e permite análises completas de todas as operações.
A automação de operações com o Motor de Crédito do VADU, possibilita, por exemplo, a análise de mais de 200 títulos em segundos. Com poucos cliques, o motor analisa dados de fontes públicas e privadas e permite a automatização de diversos processos, como análise cedentes, sacados, NF, títulos, cadastros e limite de crédito.

Através da Plataforma VADU, as empresas conseguem mapear de forma fácil a situação financeira de seus clientes e parceiros, com menor risco de inadimplência.

A ferramenta monitora oscilações da carteira 24h/dia, tornando possível a criação de alertas em tempo real sobre qualquer mudança no perfil mapeado. A partir disso é possível traçar um perfil das empresas e converter em ratings para cada cliente.

Com a entrada de novas tecnologias, sistemas de automação se tornaram cruciais. Um exemplo de tecnologia que pode mudar o jeito como as empresas, as pessoas e os sistemas automatizados vão se relacionar é o PIX (plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central). Com início a partir de novembro, o PIX traz uma vantagem quando integrado ao Motor de Crédito, permitindo um processo dinâmico 24h/dia, com um robô processando e analisando operações.
Por Amanda DAfonseca 6 de novembro de 2020
O objetivo de se ter uma boa gestão de crédito é reduzir ao máximo uma possível inadimplência. Para conseguir atingir este objetivo, existem três pilares a serem destacados: a concessão, o acompanhamento e as tendências.